Monofonia e Polifonia

Monofonia e Polifonia são duas palavras de origem grega com significados opostos: a primeira significa “um único som” e a segunda "vários sons". 

Monofonia refere-se a qualquer composição musical composta por uma única linha melódica, sem qualquer acompanhamento.

O conceito de Polifonia é utilizado para descrever as obras musicais compostas por várias melodias independentes e simultâneas.


No vídeo seguinte poderás ouvir um Canto Gregoriano, um canto religioso da Idade Média (período da História da Música compreendido entre os século V e XV). Este Kyrie é um bom exemplo de música monofónica. 




O exemplo que se segue é um Coral do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Neste vídeo poderás observar e ouvir a textura sonora criada pelas quatro vozes que, apesar de se desenvolverem de forma independente, nunca deixam de se fundir no plano harmónico.




Intervalos Musicais

Um Intervalo musical é a distância entre dois sons de altura definida.

Há dois tipos de intervalos musicais:


Intervalos melódicos, quando as notas musicais são executadas sucessivamente, aparecendo na pauta umas a seguir às outras, formando linhas horizontais, ou seja, melodia.


Exemplo:












⇒ Intervalos harmónicos, quando as notas musicais são tocadas simultaneamente, surgindo na pauta umas em cima das outras, formando linhas verticais, ou seja, harmonia.


Exemplo:

Metrónomo

O metrónomo é um aparelho mecânico (ou digital) que, através de pulsos sonoros de duração regular, indica o andamento da execução musical. Este dispositivo dá ao compositor a possibilidade de escrever o andamento exato que pretende para a sua obra.
Os valores estipulados pelo metrónomo indicam o número de pulsações por minuto (ppm). A maioria dos aparelhos, faz marcações entre os 40 e os 240 ppm. Normalmente, este espectro é dividido em várias partes, designadas por andamentos musicais.

Deves utilizar o metrónomo durante o teu estudo musical, pois ele ajudar-te-á a controlar o tempo/pulsação.

Metrónomo Mecânico

Metrónomo Digital













Se não possuis um metrónomo poderás descarregar gratuitamente um virtual para instalares no teu PC, tablet, ou smartphone, a partir do link que se segue:


Três sons de igual duração numa pulsação - Tercina

A tercina é um elemento rítmico em que três sons ocupam o lugar de dois.




Para aprenderes a executar tercinas, atenta ao que te é apresentado de seguida.

Como já é do teu conhecimento, no compasso 4 por 4 a unidade de tempo é a semínima (a semínima ocupa uma pulsação) e o tempo/pulsação pode ser subdividido, naturalmente, em duas partes iguais (duas colcheias).

Ouve com atenção a leitura (com recurso à metodologia Kodály) e respetiva execução da frase rítmica 1 e repete de seguida (deves ligar o metrónomo a 60 ppm).


Frase rítmica 1





Se quisermos subdividir o tempo em três partes iguais, tocando três sons de igual duração numa pulsação, utilizamos a tercina. Para representar esta célula rítmica escrevemos três colcheias, juntas pela linha de união, e colocamos um 3 por cima ou por baixo da colcheia do meio.

Presta atenção à frase 2 e procede do mesmo modo que te foi proposto na frase 1.


Frase rítmica 2








Realiza as tarefas desta Proposta de Trabalho. 

Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...