Rondó

Rondó é uma forma musical caracterizada pela alternância de um tema principal (A, que funciona como refrão) com outros temas secundários (B,C,D…).


A famosa Abertura da ópera Carmen, do compositor francês Georges Bizet (25 de outubro de 1838 - 3 de junho de 1875), está composta segundo esta estrutura.



A bagatela para piano solo "Fur Elise", do compositor Ludwig Van Bethoven (dezembro de 1770 - 26 de março de 1827), é outro bom exemplo de forma Rondó.


Alterações Musicais Acidentais

As Alterações Musicais Acidentais (ou, simplesmente, Acidentes Musicais) mais frequentes são o sustenido, o bemol e o bequadro.


Estes símbolos são utilizados na notação musical para alterar a altura das notas em meio-tom (intervalo mais curto que podemos tocar nos nossos instrumentos - num teclado, corresponde à execução de duas teclas contíguas).

O sustenido torna a nota a que estiver associado meio-tom mais aguda (sobe meio-tom). 

O bemol torna a nota a que estiver associado meio-tom mais grave (baixa meio-tom).

O bequadro desfaz o efeito do sustenido e do bemol. 



Os acidentes musicais podem aparecer numa partitura da seguinte forma:

Acidentes fixos – Acidentes colocados no início da pauta, a seguir à clave, que afetam todas as notas do mesmo nome, ao longo dessa pauta. A este conjunto de acidentes (sustenidos ou bemóis) também podemos chamar armação de clave.



Acidentes ocorrentes – Acidentes colocados antes de uma nota. O seu efeito limita-se ao compasso em que aparecem.



Acidentes de precaução - Como o nome indica, são acidentes utilizados para prevenir eventuais erros de leitura. É habitual colocar estes acidentes entre parênteses.



 

Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...