Notas Sol e Mi

Repara na posição das notas Sol e Mi, na pauta, na flauta e no teclado.



Realiza o exercício de imitação do vídeo que se segue.



Toca na flauta as peças "Sol Mi Blues" e "Na Natureza".





Pauta Musical e Clave de Sol

Pauta musical, ou pentagrama é o conjunto de cinco linhas horizontais, paralelas e equidistantes, que formam entre si quatro espaços. Estas linhas e espaços contam-se de baixo para cima. É na pauta musical que escrevemos as notas musicais.


Clave de Sol
O termo clave vem do latim clavis, que significa "chave". A clave de sol indica a posição da nota sol na pauta musical.




A Pulsação

Em música, a pulsação é uma batida regular que é facilmente identificada (ouvida e sentida) e que serve de referência para medirmos a duração dos sons.


Ouve com atenção a Marcha Radetzky do compositor Johann Strauss e, tal como o público que assistiu ao vivo a este concerto de André Rieu, acompanha a orquestra, executando a pulsação em palmas.


  


Instrumental Orff - altura definida e altura indefinida

Para além da classificação do instrumental Orff por famílias tímbricas, também podemos organizar estes instrumentos em dois outros grupos: 

  • Instrumentos de altura definida Instrumentos que produzem melodias e sons de altura determinada. É possível identificar as notas musicais que executam.
  • Instrumentos de altura indefinida Instrumentos que não permitem a produção melodias, uma vez que os seus sons não possuem uma altura determinada (não produzem notas musicais).



Famílias tímbricas do instrumental Orff

Carl Orff (1895-1982foi um compositor alemão que dedicou grande parte da sua vida à pedagogia musical. É amplamente reconhecido por ter realizado uma exaustiva pesquisa sobre os instrumentos musicais existentes nos vários continentes, tendo-os adaptado para que as crianças de tenra idade se pudessem expressar musicalmente com maior facilidade. Estes instrumentos estão presentes na Sala de Música e encontram-se organizados por famílias, de acordo com as suas características tímbricas:


  • Família das Madeiras


  • Família dos Metais


  • Família das Peles

Parâmetros do Som

 Os parâmetros sonoros são as propriedades que nos permitem identificar e distinguir os sons. Qualquer som pode ser descrito de acordo com quatro qualidades básicas:

  • Timbre - qualidade pela qual identificamos e distinguimos as fontes sonoras (objetos que, por vibrarem, produzem som). É a “cor do som”.
  • Altura - qualidade que nos permite distinguir um som grave, ou grosso, de um agudo, ou fino.
  • Duração - qualidade que nos permite distinguir um som curto de um som longo. 
  • Intensidade força ou volume do som.





Música - a arte do som

Sendo a música a arte de combinar os sons de forma harmoniosa, importa perceber a natureza do som e o funcionamento do ouvido humano.






O som é, portanto, a sensação produzida no ouvido pelas vibrações dos corpos sonoros/fontes sonoras. Qualquer som possui as seguintes características: timbre, altura, duração e intensidade.


"Bim Bum" - Jogo de imitação musical


“Bim Bum” é um jogo de imitação musical muito divertido. Uma melodia muito simples, associada à letra "Bim Bum Biddy Biddy Bum", é entoada num constante acelerando, ao mesmo tempo que se executam alguns sons com diferentes partes do nosso corpo.

Segue o vídeo e acompanha o pássaro vermelho, imitando o pássaro azul.

Diverte-te!



Jogo de coordenação rítmica


Acede ao vídeo e realiza o jogo de imitação. Com este exercício podes desenvolver a coordenação motora e a memorização visual.

Nota: se não tiveres folhas/cartolinas de cores, pinta um círculo com cada uma das cores necessárias em folhas brancas.

Diverte-te!



Acentuação, Tenuto e Sforzato

A dinâmica é o elemento musical que se refere às variações da intensidade sonora numa peça musical.

Recorda os níveis de intensidade que já conheces:

Forte - Sons executados com intensidade elevada.
Mezzo-forte - Sons tocados com metade da intensidade do forte. 
Piano - Sons executados de forma suave.
Pianíssimo - Execução muito suave.
Fortíssimo - Execução muito forte.
Crescendo - Aumento gradual da intensidade. Este símbolo pode ser estendido ao longo de muitas notas para indicar que o volume cresce durante a frase musical.
Diminuendo - Diminuição gradual da intensidade. Pode ser estendido como o crescendo.





Apresento-te agora outros recursos de dinâmica:

Acentuação - A nota deve ser atacada com vigor e suavizada de seguida.
Tenuto - A nota deve ser prolongada, ou sustentada, até ao máximo da sua duração.
Sforzando, ou Sforzato - Denota um aumento súbito de intensidade.


Canção "En mi tribu", com percussão corporal

Ouve esta divertida canção (primeiro vídeo) várias vezes, seguindo a partitura, até a conseguires entoar. Depois vê o acompanhamento em timbres corporais proposto no segundo vídeo e tenta reproduzi-lo.

Nota: Com algum treino, serás capaz de entoar a canção e realizar os ritmos em timbres corporais em simultâneo.



Diverte-te!

Descarrega a partitura AQUI.





Membranofones em Portugal e no Mundo


Membranofones são Instrumentos musicais em que o som resulta da vibração de uma membrana esticada. As membranas são feitas de peles, tanto de animais como sintéticas.

Há uma imensa variedade de membranofones. Observa alguns que podemos encontrar na música tradicional, tanto em Portugal como noutras zonas do globo.





Semicolcheia

A semicolcheia desenha-se do mesmo modo que a colcheia mas com dois colchetes. 


Tem metade da duração da colcheia e, portanto, são necessárias quatro para obtermos a duração de uma semínima.
 


Tal como as colcheias, as semicolcheias também podem ser agrupadas. Para isso, os colchetes são “esticados”, transformando-se em linhas de união.



Para aprenderes a executar semicolcheias, atenta ao que te é apresentado de seguida.

Como já é do teu conhecimento, no compasso 4 por 4 a unidade de tempo é a semínima (a semínima ocupa uma pulsação) e o tempo/pulsação pode ser subdividido, naturalmente, em duas partes iguais (duas colcheias).

Ouve com atenção a leitura da frase rítmica 1 (com recurso à metodologia Kodály), bem como a sua execução em palmas e depois tenta repetir (deves ligar o metrónomo a 60 ppm).


Frase rítmica 1



Se quisermos subdividir o tempo em quatro partes iguais, tocando quatro sons de igual duração numa pulsação, utilizamos semicolcheias. 

Presta atenção à frase 2 e procede do mesmo modo que te foi proposto na frase 1.


Frase rítmica 2

Banaha

Descarrega a partitura da melodia "Banaha" e estuda-a, tanto a cantar, como na flauta de bisel.


Para facilitar a aprendizagem da canção, podes seguir este vídeo:


Quando conseguires cantar com facilidade a melodia podes tentar acompanhá-la com os timbres corporais sugeridos no próximo vídeo.



Por último, poderás juntar-te com alguns colegas e tentar interpretar a melodia, tanto na flauta, como a cantar (com ou sem timbres corporais), em Cânone.





DIVERTE-TE!!

Cânone

O Cânone é uma forma musical polifónica em que duas ou mais vozes (ou instrumentos) executam a mesma melodia, mas desfasadas no tempo. 
A primeira voz do Cânone chama-se antecedente, proposta ou “dux”. As vozes que são adicionadas, imitando a primeira, são denominadas de consequentes, respostas ou “comes”.

O "Canon e Gigue em ré maior", originalmente escrito para três violinos e contrabaixo (baixo contínuo), do compositor alemão Johann Pachelbel (1653-1706) é a obra mais conhecida com esta forma musical.



Contudo, podemos encontrar na música tradicional de diferentes culturas várias canções com esta estrutura. A canção "Banaha", originária da República Democrática do Congo é um desses exemplos.




Timbres corporais

O nosso corpo oferece-nos uma riquíssima variedade de tímbres que podemos e devemos explorar musicalmente.
Deixo-te aqui alguns exemplos fantásticos de como é possível criar boa música com sons do nosso corpo.














Monofonia e Polifonia

Monofonia e Polifonia são duas palavras de origem grega com significados opostos: a primeira significa “um único som” e a segunda "vários sons". 

Monofonia refere-se a qualquer composição musical composta por uma única linha melódica, sem qualquer acompanhamento.

O conceito de Polifonia é utilizado para descrever as obras musicais compostas por várias melodias independentes e simultâneas.


No vídeo seguinte poderás ouvir um Canto Gregoriano, um canto religioso da Idade Média (período da História da Música compreendido entre os século V e XV). Este Kyrie é um bom exemplo de música monofónica. 




O exemplo que se segue é um Coral do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Neste vídeo poderás observar e ouvir a textura sonora criada pelas quatro vozes que, apesar de se desenvolverem de forma independente, nunca deixam de se fundir no plano harmónico.




Intervalos Musicais

Um Intervalo musical é a distância entre dois sons de altura definida.

Há dois tipos de intervalos musicais:


Intervalos melódicos, quando as notas musicais são executadas sucessivamente, aparecendo na pauta umas a seguir às outras, formando linhas horizontais, ou seja, melodia.


Exemplo:












⇒ Intervalos harmónicos, quando as notas musicais são tocadas simultaneamente, surgindo na pauta umas em cima das outras, formando linhas verticais, ou seja, harmonia.


Exemplo:

Metrónomo

O metrónomo é um aparelho mecânico (ou digital) que, através de pulsos sonoros de duração regular, indica o andamento da execução musical. Este dispositivo dá ao compositor a possibilidade de escrever o andamento exato que pretende para a sua obra.
Os valores estipulados pelo metrónomo indicam o número de pulsações por minuto (ppm). A maioria dos aparelhos, faz marcações entre os 40 e os 240 ppm. Normalmente, este espectro é dividido em várias partes, designadas por andamentos musicais.

Deves utilizar o metrónomo durante o teu estudo musical, pois ele ajudar-te-á a controlar o tempo/pulsação.

Metrónomo Mecânico

Metrónomo Digital













Se não possuis um metrónomo poderás descarregar gratuitamente um virtual para instalares no teu PC, tablet, ou smartphone, a partir do link que se segue:


Três sons de igual duração numa pulsação - Tercina

A tercina é um elemento rítmico em que três sons ocupam o lugar de dois.




Para aprenderes a executar tercinas, atenta ao que te é apresentado de seguida.

Como já é do teu conhecimento, no compasso 4 por 4 a unidade de tempo é a semínima (a semínima ocupa uma pulsação) e o tempo/pulsação pode ser subdividido, naturalmente, em duas partes iguais (duas colcheias).

Ouve com atenção a leitura (com recurso à metodologia Kodály) e respetiva execução da frase rítmica 1 e repete de seguida (deves ligar o metrónomo a 60 ppm).


Frase rítmica 1





Se quisermos subdividir o tempo em três partes iguais, tocando três sons de igual duração numa pulsação, utilizamos a tercina. Para representar esta célula rítmica escrevemos três colcheias, juntas pela linha de união, e colocamos um 3 por cima ou por baixo da colcheia do meio.

Presta atenção à frase 2 e procede do mesmo modo que te foi proposto na frase 1.


Frase rítmica 2








Realiza as tarefas desta Proposta de Trabalho. 

Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...