Epo e tai tai e

Ouve algumas versões da canção tradicional maori (os Maoris são o povo nativo da Nova Zelândia) Epo e tai tai e.





Canta a melodia com a gravação seguinte.


 
Interpreta a canção a capella (sem qualquer acompanhamento instrumental).
Quando dominares a melodia, podes criar alguns ostinatos rítmicos e executá-los em timbres corporais para acompanhamento da canção. 

Diverte-te!!

Ostinato

Ostinato é uma palavra de origem italiana que significa obstinado ou persistente. Um ostinato musical é, portanto, um motivo rítmico ou melódico que é insistentemente repetido durante uma peça, ou durante parte dela.

O Bolero, do compositor francês Maurice Ravel (1875 – 1937), é um excelente exemplo da utilização deste recurso musical. Presta atenção ao ostinato rítmico, executado pela caixa de rufo, e ao ostinato melódico, tocado pelas violas e pelos violoncelos em pizzicato.


Figura 1

Ostinato Rítmico - Caixa de Rufo


Figura 2

Ostinato Melódico - Violas e Violoncelos



Ligadura de prolongação

 A Ligadura de Prolongação é uma linha curva que se coloca por cima ou por baixo das figuras rítmicas ligando-as entre si. A sua execução consiste em tocar a primeira figura e prolongar a duração do som obtido pelo tempo correspondente às figuras que estiverem ligadas.

                                Exemplos:


Ponto de aumentação

 O Ponto de Aumentação pode ser associado a qualquer figura rítmica, colocando-se sempre à sua direita e acrescentando-lhe metade da sua duração.

                             Exemplos:



Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...