Audições Ativas

 Acompanha as gravações, executando os ritmos propostos em timbres corporais.






Notas Sol, Mi, Lá e Ré

  Repara na posição das notas Sol, Mi, Lá e Ré, na pauta, na flauta e no teclado.




Canta e toca a peça "Yamanô"




Figuras rítmicas

 As Figuras rítmicas são símbolos musicais que representam a duração dos sons.

Observa o esquema seguinte e repara na relação entre as várias figuras: a "figura mãe", a que possui maior duração, é a semibreve. A mínima tem metade da duração da semibreve. A semínima vale metade da mínima e a quarta parte da semibreve. A colcheia tem metade da duração da semínima,  a quarta parte da mínima e a oitava parte da semibreve.


Os silêncios são representados por Pausas que têm o nome das figuras rítmicas com a mesma duração.





Andamentos: Adágio, Moderato e Presto

Cada  peça musical possui a sua própria pulsação. É a velocidade da pulsação que define o andamento da música. Em linguagem musical utilizamos as palavras (de origem italiana) Adágio, Moderato e Presto para indicar, respetivamente, os andamentos Lento, Moderado e Rápido.


 

Adágio
2.º andamento do "Concerto de Aranjuez", do compositor Joaquín Rodrigo, interpretado ao vivo pelo guitarrista Pablo Sáinz-Villegas, acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Berlim.




Moderato
"Moderato" do bailado O Lago dos Cisnes, de tchaikovsky, interpretado pela Orquestra Johann Strauss.


Presto
3.º andamento do concerto N.º 2 (Verão) de "As Quatro Estações", do compositor Antonio Vivaldi. Interpretado pelos violoncelistas Luka Sulic e Hauser (2Cellos).




Notas Sol, Mi e Lá

 Repara na posição das notas Sol, Mi e Lá, na pauta, na flauta e no teclado.


    
         
Realiza o exercício de imitação do vídeo seguinte.

Fórmula de compasso

Compasso  é uma porção da pauta musical limitada por duas barras verticais (barras de compasso) consecutivas. Esta divisão métrica visível na notação musical (na partitura) é facilmente sentida auditivamente, pela regularidade de tempos fortes e fracos (sons mais ou menos acentuados).

Fórmula de compasso surge no início de uma peça musical a seguir à clave e, geralmente, é composta por dois números. O número superior indica a quantidade de tempos, ou pulsações, por compasso e o inferior dá-nos a figura musical que valerá uma pulsação (unidade de tempo).


Fórmula de Compasso Binário

Fórmula de Compasso Ternário

Fórmula de Compasso Quaternário



Exemplo de uma obra em compasso binário:
Marcha "The Stars and Stripes Forever", de John Philip Sousa, pela Orquestra Filarmónica de Viena, dirigida pelo maestro Gustavo Dundamel.



Exemplo de uma obra em compasso ternário:
"Valsa N.º 2", da Suite para Orquestra de Variedades, de Dmitri Shostakovich, interpretada pela Orquestra Johann Strauss, de André Rieu.


Exemplo de uma obra em compasso quaternário:
"Ode à Alegria" - Tema do 4.º andamento da Sinfonia N.º 9 de Ludwig van Beethoven.

Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...