Famílias de timbres dos instrumentos da Orquestra Sinfónica

O sistema de classificação de instrumentos Hornbostel-Sachs é, atualmente, o método mais utilizado em Organologia (disciplina que trata da descrição e da classificação de qualquer instrumento musical) para classificar instrumentos musicais. Foi desenvolvido em 1914 pelo etnomusicólogo austríaco Erich von Hornbostel e pelo musicólogo alemão Curt Sachs e possui quatro categorias principais (Cordofones, Aerofones, Idiofones e Membranofones), com muitos níveis e várias subdivisões, como os ramos de uma árvore, onde é possível enquadrar qualquer instrumento.

Nota: Para além destas quatro categorias definidas originalmente pelos autores do método, na segunda metade do século XX, houve a necessidade de se acrescentar uma outra: os eletrofones (instrumentos musicais que necessitam de eletricidade para produzirem sons). 


Os Cordofones são instrumentos que produzem sons através da vibração de cordas tensionadas.




Os Aerofones são instrumentos cujo som é produzido pela vibração do ar, ou pela sua passagem através de arestas ou palhetas.




Os Idiofones são instrumentos cujo som resulta da vibração do corpo do próprio instrumento, ou por alguma das suas partes.




Os Membranofones são instrumentos cujo som é produzido pela vibração de uma membrana (pele) esticada.



Todos estes instrumentos ocupam uma posição específica na orquestra: os cordofones à frente, os aerofones no meio e os idiofones e membranofones atrás.



Assiste às apresentações de alguns destes instrumentos realizadas pelos músicos da Orquestra Gulbenkian, clicando AQUI.

AQUI encontrarás um conjunto de vídeos onde os músicos da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil) apresentam os seus instrumentos.

Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...