Densidade Sonora

 A Densidade Sonora refere-se à quantidade de sons que são produzidos em simultâneo. Assim, podemos classificar as obras musicais, ou as secções que as compõem, como muito ou pouco densas.


Exemplo de Grande densidade sonora - Excerto da Sinfonia N.º 8 do compositor austríaco Gustav Mahler (1860-1911). Esta obra é conhecida como a "Sinfonia dos Mil", por envolver uma enormíssima quantidade de músicos (instrumentistas e cantores). 


Exemplo de variação de densidade sonora - Quarto andamento da Sinfonia N.º 45 ("Sinfonia do Adeus"), do compositor austríaco Joseph Haydn (1732-1809).

«As circunstâncias em que foi composta a Sinfonia n.º 45 dita “do Adeus” (Abschieds-Symphonie no alemão antigo original) de J. Haydn são bem conhecidas, uma vez que foram relatadas pelo próprio compositor aos seus biógrafos, ainda que muitos anos depois do sucedido. Em 1772, o Príncipe Nikolaus Esterházy, patrono do compositor, decidiu prolongar a sua estadia no seu palácio favorito de veraneio, Ezsterháza, na Hungria rural. Esta situação não agradou aos músicos que haviam deixado as suas famílias em Eisenstadt, a residência da corte, e estes pediram a Haydn que por eles intercedesse junto do Príncipe. Em vez de um pedido formal, o Mestre de Capela terá então composto o célebre final em que os músicos gradualmente apagam a vela da sua estante e se retiram, até só restarem dois violinos em palco, que terminam o andamento em surdina. A mensagem terá sido tão percetível que no dia seguinte toda a corte regressou a Eisenstadt.» Fernando Miguel Jalôto, 2017, In http://www.casadamusica.com/pt/artistas-e-obras/obras/s/sinfonia-dos-adeuses-joseph-haydn



Motivo e Frase

O discurso musical é constituído por motivos e frases. O motivo é uma pequena sequência de sons (ritmo ou notas musicais) que serve de ba...